No Unifeob, educar é mais do que transmitir conhecimento — é transformar vidas.
Com uma proposta centrada no desenvolvimento de competências, nosso Projeto Pedagógico Institucional, premiado nacionalmente, tornou-se referência para muitas instituições no Brasil.
Nosso compromisso é formar profissionais capazes de aprender continuamente e de atuar com empatia em qualquer contexto em que estejam inseridos, seja no trabalho, na comunidade ou no mundo.
Mais do que profissionais qualificados, preparamos pessoas conscientes, protagonistas de suas próprias trajetórias e agentes de mudança na sociedade.
Desenvolver competências significa mobilizar e organizar conhecimentos, habilidades e atitudes.
Significa que além do domínio técnico, estimulamos a curiosidade intelectual, o pensamento crítico, a autonomia e a disposição para aprender continuamente.
Valorizamos o saber, saber fazer e o saber ser — competências essenciais para quem vai enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação e que as soluções dependem cada vez mais da capacidade de colaborar, inovar e se adaptar.
O Unifeob se preocupa em trabalhar os conteúdos em uma proposta curricular que valoriza uma formação integrada, significativa e conectada com a realidade. Queremos estudantes habilitados, comprometidos e motivados.
Três eixos que sustentam a formação:
Reúne os saberes essenciais para o exercício da profissão, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos. Os Projetos Integrados (PIs) são diferenciais que simulam situações reais e favorecem o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em contextos reais ou que simulam a atuação profissional.
Este eixo foca o desenvolvimento das competências atitudinais, fundamentais para o ambiente de trabalho contemporâneo. Comunicação, comprometimento, tomada de decisão, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, visão sistêmica são exemplos de atitudes que podem diferenciar um profissional que demonstre mais autonomia, maturidade e responsabilidade. Mais do que saber e saber fazer, é preciso saber agir!
O eixo de Formação para a Vida aborda temas essenciais para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida, como autoconhecimento, colaboração e resolução de problemas. São Unidades de estudo que complementam a formação profissional, pois contribuem para o desenvolvimento de competências socioemocionais, e incentivam o letramento digital, a organização e o planejamento autônomo.
O NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico) está vinculado ao CAEP (Centro de Aplicado de Estudos em Psicologia) da Clínica Escola da Unifeob, integrada ao estágio supervisionado em Psicologia Escolar. Seu principal objetivo é oferecer apoio psicopedagógico e psicológico no contexto educacional, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental dos estudantes.
Ele atua de forma interdisciplinar, em conjunto com outras áreas da Psicologia (Psicoterapia, Avaliação Psicológica, Plantão Psicológico, etc.), contribuindo para a criação de um ambiente educacional mais acolhedor, inclusivo e favorável à aprendizagem.
Se você, estudante Unifeob, está passando por dificuldades acadêmicas, não passe por isso sozinho. Conte com a gente!
Estudantes Unifeob: por demanda espontânea ou encaminhamento por professores e coordenação.
Professores e Coordenadores: que desejem orientação sobre adaptação pedagógica, inclusão e estratégias para melhorar o processo ensino-aprendizagem.
As ações do NAP são organizadas em três grandes eixos de intervenção:
Eixo I – Intervenções Educativas e Grupais: Rodas de conversa sobre adaptação acadêmica e temas relevantes. Atividades psicoeducativas em sala de aula (ex: bullying, inclusão). Grupos de intervenção (habilidades sociais, manejo da ansiedade, etc.).
Eixo II – Intervenções Psicopedagógicas e Individuais: Atendimentos individualizados para dificuldades de aprendizagem e organização: Orientação psicopedagógica com diagnóstico e plano de ação; Elaboração e acompanhamento de PEI (Plano de Ensino Individualizado); Encaminhamento, se necessário, para psicoterapia ou outras áreas do CAEP.
Eixo III – Intervenções Institucionais: Formação continuada de professores e coordenadores (ex: estratégias inclusivas): Capacitação para uso e aplicação do PEI: Criação de manuais de orientação e formalização dos processos como AIA e Vestibulares.
Pode ser solicitado diretamente pelo estudante ou por meio de encaminhamento feito por professores ou coordenadores, através do e-mail ou pelo WhatsApp da Clínica Escola.
Após o contato inicial e o agendamento, é realizada uma avaliação psicopedagógica do perfil do estudante e da demanda apresentada. A partir dessa análise, são definidas estratégias de intervenção e, quando necessário, é elaborado o Plano de Ensino Individualizado (PEI).
Os atendimentos psicopedagógicos iniciam com duas sessões presenciais, seguidas de um retorno para acompanhamento. Nos casos em que forem identificadas necessidades mais complexas, os atendimentos podem ocorrer de forma contínua.
Quando pertinente, o estudante poderá ser encaminhado para outros serviços oferecidos pela Clínica Escola, como: psicoterapia, avaliação psicológica e participação em grupos terapêuticos.
Necessita de ajuda ou deseja saber mais?
Faça seu agendamento escolhendo uma opção abaixo:
Ou via e-mail: clinicadepsicologia@unifeob.edu.br
©2025 Unifeob. Todos os direitos reservados.
Ao enviar seus dados, você autoriza que a UNIFEOB entre em contato e declara estar ciente dos nossos termos e políticas.
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.